Estamos entrando em uma nova era de sucesso no campo, onde a expansão do trigo no Cerrado traz vantagens econômicas e ambientais.
O trigo no Brasil era cultivado há até pouco tempo somente no Rio Grande do Sul. Aos poucos, foi migrando para estados mais quentes e hoje, com novas cultivares, adequação de época de plantio e todas as demais técnicas desenvolvidas, se produz trigo no Brasil Central, com ótima produtividade.
Com a expansão das áreas cultivadas na região, a Embrapa estima que em cinco anos o Brasil possa se tornar autossuficiente na produção de trigo. Aliado às boas práticas nas quais o potencial produtivo pode ser melhor explorado através de produtos biológicos, ainda teremos grandes benefícios à nossa economia nos próximos anos.
Nesse cenário de adaptação do trigo às novas condições, a um solo que, em geral, apresenta menor disponibilidade de nutrientes às plantas, o uso de bactérias promotoras de crescimento pode ser uma alternativa para que a cultura alcance maiores produtividades de forma sustentável.
Conheça as empresas da ANPII que produzem insumos biológicos que utilizam microrganismos benéficos para a agricultura e o meio ambiente.