O Estado de Goiás inovou ao promover o uso e a disseminação de bioinsumos através da lei 21.005 de 14/5/21, que criou o Programa Estadual de Bioinsumos. Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Abastecimento, bioinsumos são produtos de origem vegetal, animal ou microbiana que podem melhorar o crescimento e desenvolvimento de plantas e animais, sendo aplicáveis na agropecuária e em sistemas de produção aquáticos e florestais.
A lei visa não apenas regulamentar, mas também difundir o uso da tecnologia em benefício dos agricultores, promovendo a sustentabilidade. Os objetivos do programa incluem a comunicação eficaz para a educação sustentável, o fomento de pesquisas sobre bioinsumos, a promoção de tecnologias de produção sustentáveis e a gestão da informação.
Essa iniciativa é pioneira e busca equilibrar o mercado, proporcionando benefícios econômicos enquanto reduz o uso de agrotóxicos. A política estadual de Goiás está alinhada com o Programa Nacional do governo federal e o mercado crescente de crédito de carbono e CPR Verde.
Fonte: Migalhas