Análises e
ESTATÍSTICAS 2023
As informações apresentadas pela ANPII Bio são aquelas coletadas através de levantamento interno, realizado com as empresas associadas. Dados de anos anteriores à 2024 são relativos ao número de empresas associadas à ANPII Bio em cada exercício.
Painel Interno ANPII Bio 2023

O setor de inoculantes biológicos apresenta consistência e crescimento continuado ao longo dos anos, apresentando uma média de crescimento acima de 14% ao ano, conforme dados do gráfico abaixo.

As tecnologias de inoculantes biológicos vêm evoluindo fortemente nos últimos anos, sendo que no ano de 2023, produtos baseados em Bradyrhizobium representaram 57% (74%, se olharmos as doses), sendo os mais relevantes em termos de uso. Já produtos com Azospirillum e Pseudomonas representaram atualmente 38% (26% em doses) das vendas no Brasil, mostrando crescimento expressivo na utilização nas lavouras.
Segmentação do mercado de inoculantes

Em termos de culturas tratadas com inoculantes biológicos, o levantamento da ANPII Bio mostra que a soja lidera a utilização, com 77% do consumo, seguida pelo milho, com 16% e cana com 2%. O cenário mostra que outras culturas ainda trazem enormes oportunidades de crescimento na adoção e desenvolvimento para os inoculantes no país, com potencial de expansão nos benefícios ambientais e econômicos para nossa produção agrícola.

Entregas
As empresas de inoculantes do Brasil estão muito bem estruturadas e com atuação bastante abrangente no território nacional, com entregas de inoculantes nos estados mais importantes na produção agrícola, conforme apresentando no mapa a seguir.

A adoção dos inoculantes nos principais cultivos agrícolas do Brasil têm crescido ano a ano, conforme dados coletados por institutos de pesquisa e apresentados a seguir. Na cultura da soja, por exemplo, os inoculantes já abrangem 85% da área plantada da safra 22/23 e a coinoculação (utilização conjunta de Bradyrhizobium e Azospirillum) já chega à 35% da área da cultura no país, mostrando grande avanço dessa prática de manejo. Já no milho, os inoculantes chegam a mais de 22% da área plantada, com avanço gradual safra a safra.
Taxa de adoção de uso de inoculantes na soja

Taxa de adoção de uso de inoculantes no milho
