
Durante a reunião, que ocorrerá na sala de reuniões do andar térreo do Mapa, também será divulgado a posição do grupo de trabalho da CBAP sobre a confiabilidade de dados da agricultura de precisão e debatida a agenda estratégica do setor. Além disso, serão apresentadas a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Associação Brasileira de Internet das Coisas.
Presidida pelo professor José Paulo Molim, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), a comissão foi criada em 2012, com apoio do Mapa. Órgão consultivo e propositivo, a CBAP tem o objetivo de fortalecer ações entre os ramos de pesquisa, ensino e desenvolvimento de tecnologias voltadas ao setor da agricultura de precisão.
Para promover o desenvolvimento sustentável e social e a competitividade do agronegócio brasileira, a CBAP atua na difusão e no incentivo das ferramentas e tecnologias da agricultura de precisão. “Ela também contribui com programas de treinamento de mão-de-obra, levanta demandas do setor e gera e adapta conhecimentos e tecnologias com custos e benefícios equilibrados”, diz o secretário da comissão, Fabrício Juntolli, da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo do Mapa.